31 março 2008

Freud,oh,Freud...

Acho que essa cena já foi vista por qualquer um que tenha mais de dez anos e respire.(Exagerei,sei,sei)Não sei se ela está dentro do imaginário de todos,mas garanto que povoa o de grande parte dos meus amigos.
Meus amigos não-geek dirão: Vivien,você só tem amigos nerd?
Ah,não.Mas adoro nerd,vocês sabem.
Essa cena clássica,em que aquilo é revelado,foi um choque para quem assistiu e continua tendo sua força,ainda que você assista mil vezes.
Sim,claro que vou na exposição sobre Star Wars em São Paulo ( Obrigada pela dica,Cláudio.)
Vou ter um treco por lá,vou escrever surtadinha de tudo,podem apostar.
Acho que mil discussões podem ser travadas:desde design até política,passando,obviamente,pelo que pega mais fortemente nessa cena.
Édipo,meus caros,Édipo sempre.
E reparem na força da música de Darth Vader,no momento que ele diz....bom,reveja a cena.


29 março 2008

Sexta sem Daniel







Daniel fica um final de semana comigo e um outro com o pai,aquela divisão clássica dos divorciados.No final de semana sem ele,acordo bem tarde,almoço pipoca,não cozinho,fico lendo horas na cama com meus gatos ronronando e me assustando com seus pulos.Não acho chato,sei que ele se diverte e eu gosto desses momentos sozinha.
Mas as sextas são estranhas sem ele.
Claro que ele não é mais aquele menininho que ia pra todo canto comigo,só saia comigo.Com 15 anos ele tem seus amigos e seus próprios programas.O legal é que como sempre fizemos muita coisa bacana juntos,temos cumplicidade e gostoso parecidos.Assim ele ainda vai ao cinema comigo,adora uma saidinha hiper-cabeça,se diverte,ri comigo e ri de mim.
Mesmo ele tendo seu grupo de amigos,regulo horário - sou chata mesmo - e ainda temos,mesmo em casa,nossos programas,como ver filmes,muito Lost ou jogar WAR.
Por isso,as sextas-feiras sem ele são vazias e chatas.A casa fica silenciosa,um saco.
Ontem eu estava em casa,relendo Watchmen sossegadinha no meu sofá quando me liga a Clélia: a proposta era ótima,sair pra ver a Tati tocar e bater papo.Claro que topei na hora.
E foi ótimo como sempre,porque conversar com ela e com Arnaldo é sempre,sempre uma delícia.
Chegamos no bar onde deveria estar a gurua,mas cadê a mulher??
No seu lugar estava um franguinho que ainda está aprendendo,mas que promete.Pelo menos bom gosto na escolha do repertório ele tem,sem dúvida.Uma voz interessante,uma familiaridade com o violão e um belo sorriso.Por mim,tá aprovado,claro.
As sextas sem Daniel podem ser muito vazias,mas basta um telefonema de amigos queridos para que tudo mude de tom.Eu tenho sorte.

28 março 2008

Novelas 4/4

Ele de novo,já ficou repetitivo,mas o que posso fazer se o cara é bom?
De novo Gilberto Braga,desta vez acompanhado de Aguinaldo Silve a Leonor Basséres.E como fazer uma seleção sem falar de Vale Tudo?
Afinal,a interpretação magistral de Glória Pires e a curiosidade geral("quem matou Odete Roitman?") já valeriam a novela.
Que apesar de nos fazer conviver com a eterna e chata namoradinha do Brasil e sua cara de choro(com cabecinha de lado),ainda legou o final mais sarcástico e irritante de todos os tempos: a ofensiva banana do Reginaldo Farias para todos nós.
A abertura,esse amálgama de fotos incríveis, ainda está emoldurada pela música de Cazuza,na voz de Gal Cost.Dá pra pedir mais?

26 março 2008

Novela 3/4

Outro clássico,crianças : essa novela aqui criou milhões de modas loucas.
Em 78 eu tinha 10 anos,queria ser adulta e,principalmente,queria usar essas ridículas meias coloridas e brilhantes com sandália.Achávamos lindo,totalmente lindo.Mas nós,as meninas de então,tínhamos que crescer primeiro,para poder usar.O problema é que quando crescemos,todos já achavam um horror.Inclusive nós mesmas.
A novela contou com a cena antológica de Sonia Braga dançando:depois de sete anos presa,a fulana vai para os EUA,volta toda descolada,lindona,dançando no meio da pista,todas as coisas que nós,as meninas tímidas de então,achávamos o máximo.
Há algum tempo sugeri a duas primas que fizéssemos um pequeno show na festa de reveillon:batata...dancing days,claro.Com perucas coloridas,cantamos e dançamos,um arraso de diversão.
De quem era a novela? Adivinhem.Dele mesmo,Gilberto Braga.Eu amo esse cara.

20 março 2008

Novelas 2/4

Eu via essa novela quando era criança.Resumindo a história: Suzana Vieira era a segunda mulher de um viúvo ricaço - Rubens de Falco,versão não-vilão,fantástico - e convivia com o peso de suceder a primeira esposa que tinha sido o centro daquele universo,linda,poderosona do pedaço,essas paradas.Uma governanta digna de filmes de terror infernizava ainda mais a história e tudo se passava na década de 20,um encanto.
Havia um quarto fechado e minha jovem mente fâ de filme de terror imaginava algo ao estilo Barba Azul.Imaginei tanto que nem lembro o que havia de fato no tal quarto.
Apesar de ser do Manoel Carlos,sobre quem já reclamei aqui,eu gostei muito.
A abertura é um barato:fotos de época,aqueles olhos escuros à lá Teda Bara,musiquinha anos 20 total.
Curtam.



19 março 2008

12 palavras para Aleksandra


























Eu poderia listar muitas coisas que gosto aqui na blogosfera:gosto de ler e comentar,gosto de escrever e ler comentários,gosto de trocar figurinhas sobre assuntos diversos.Mas gosto,especialmente,da oportunidade incrível que tenho em conhecer pessoas fantásticas,como a Alek,por exemplo.
Adoro o que ela escreve e,veja,graças ao blog,posso dizer isso diretamente pra ela.
Fantástico mesmo.Se vocês,assim como eu,gostam de contos e mini-contos,precisam ler a
Aleksandra.
Então,vamos lá.Ela me passou uma tarefa aqui e vou mostrar pra vocês.Devo escolher 12palavras que gosto,palavras significativas pra mim.
Não digo que sejam minhas únicas prediletas,porque geminiano troca de predileções com facilidade,vocês sabem.Mas aqui vão algumas que adoro.

Segundo Daniel,eu tenho as minhas palavras de vingança,segundo meu filho sempre disposto a tirar um sarro da minha cara,palavras difíceis que uso pra confundir o interlocutor.Mentiroso,mentiroso...uso porque,ah,porque é exata,é perfeita.Se a pessoa se embanana é só a cerejinha do sorvete.
Uma das palavras de vingança é hermenêutica.Agora me diz,se eu preciso usá-la,posso substitui-la?

Outra palavra que gosto é Aliás,mas isso porque me lembra Emília de Monteiro Lobato.Era sua palavra favorita.

Gosto de chuchu.Foi o apelido que dei pros dois homens mais importantes da minha vida.(Sim,eu repeti o apelido,me prendam a uma camisa de força).Gosto porque é infantil,sonoro.

Gosto de paradisíaco,porque sonho em encontrar um lugar assim.


Adoro Brasil,acho estranha,enroladora de língua( fale Brasil muitas vezes...)e,inevitavelmente,bonita.Me remete ao povo,não a uma entidade imaginária.

Mãe,foi a palavra que mais gostei de ouvir na vida.Esperei 24 anos pra isso.


Amor é uma palavra linda.Tá bom,tá bom,tô sendo piegas,eu sei.Mas é linda,vai.

Banana é legal.por vários motivos.Gosto de banana,o som é divertido...(repita Banana várias vezes,é uma espécie de tatibitati).E os homens bananas me amam.Sério mesmo,sou a rainha dos bananas.Conheço vários,uma penca,literalmente.Os bananas sempre me amofinam.
Sei lá,talvez também seja pelo fato do meu filho me chamar de Mulher Macaco.

Amofinar! veja que verbo delicioso,esquecido em um baú qualquer.Nostálgico,heim?


Huelga,que é greve em espanhol,é uma palavra deliciosa.Primeiro porque parece uma ofensa:"sai pra lá,huelga!"
Depois porque no primeiro ano de Unicamp,me aventurando a ler um texto em espanhol,li essa palavra - junto com minhas então jovens amigas - e como não sabia o significado,deixei pra lá.Isso,deixamos pra lá...e continuamos a ler o texto.
O texto,sobre movimento operário,o texto sobre greves."Huelga?ah,depois a gente vê."


Tem dez palavras,depois completo a lista.Enquanto isso,escrevam aqui algumas palavras que vocês tem uma particular predileção.

18 março 2008

Quando a adaptação vale a pena








Eu já reclamei por aqui de adaptações que ficaram sofríveis,como Stardust ou A Casa dos Espíritos.Mas tive uma grata surpresa por esses dias.
Faz algum tempo comprei "As relações perigosas",romance que serviu de base para o maravilhoso "As ligações perigosas".Mas só fui ler há alguns dias.Li e adorei.
O livro é formado por um emaranhado de cartas trocadas entre vários personagens,através das quais vamos descobrindo o que está se passando e,o que é melhor,as tramas e artimanhas que estão sob a superfície da história.
Nessa trama,a marquesa de Merteuil articula mil estratégias,ludibria,engana,se diverte com isso.É cruel,é sacana,é uma escrota e eu não vou ficar aqui tecendo loas pra vilões,porque eles são sempre ridículos em sua patética tentativa de ser espertos.Eu odeio isso.
Mas para além de aprovar/desaprovar,gostar/desgostar das ações e estratagemas dela e do Visconde de Valmont,quero dizer que o livro é incrível.
Toda a fala rebuscada,as mil regras sociais do século XVIII,com suas possibilidades cínicas de serem quebradas,tudo é muito interessante.
E o filme não deixa por menos:captou essa atmosfera de espertalhões sofisticados,de cinismo sutil,de regras e mais regras sociais prontinhas para serem jogadas janela abaixo.
A interpretação de Glenn Close - absolutamente impecável - e o sempre fantástico John Malkovich simplesmente roubam qualquer cena.Vi outras adaptações,até gostei,mas essa é magistral.
Eu nem reparei direito no Keanu Reeves,vejam vocês....
Foi uma surpresa bacana.Uma surpresa gratificante ver que a obra foi bem traduzida,que o diretor realmente se embrenhou de tal forma na estrutura,que soube criar cenas que simplesmente ERAM o livro.Não no sentido de ser uma repetição ipsis literis,mas no sentido de ser uma tradução a altura.
Fiquei realmente feliz em ver que um dos meus filmes prediletos realmente foi uma obra que "deu conta" do livro.
Eu adorei.Leiam,vejam e - é claro - me contem.

14 março 2008

Novelas 1/4

Essa escolha aqui é óbvia,mas é necessária.Marcou padrões,estabeleceu algumas gírias que perduram até hoje,meu filho me chama de "Isaura" às vezes,por exemplo.
Foi um produto de exportação e parece marcar o imaginário de uma geração.Um professor brincava dizendo que Bernardo Guimarães era tão racista que só poderia meesmo se condoer de uma escrava...branca.E eu concordo com ele.Pena da branquinha,certo? Branquinha ouvindo "Tire minhas botas,Isaura!" parecia algo inimaginável.Tanto para o autor no momento da elaboração do livro quanto no momento da adaptação para a tv,feita por Gilberto Braga,o sempre fantástico,Gilberto Braga.
A abertura elaborada com gravras maravilhosas de Debret,dá de presente para o telespectador essa música deliciosa.Eu adoro essa música.Aliás,virou uma espécie de código:cante "lerê....lerê" e todo mundo já saca o que é.
Eu via todo dia,na casa da minha avó,comendo batatinhas fritas.Estava na quarta série e estudava à tarde,como minha mãe trabalhava,eu ia pra casa da minha avó.E eu adorava isso.Me lembro de ver minha avó trabalhando o tempo todo,cozinhando,limpando,só parando quando eu chamava pra ver a novela.Escuto a música e estou lá de novo,sentada,chamando :"vó...começou!"


12 março 2008

Livraria Cultura








Ontem tive que dar um pulo em São Paulo a trabalho.Decidi conhecer o apê novo do meu irmão Ricardo,que é arquiteto e lindo,e voltar hoje.O apartamento dele é uma delícia,ali na Bela Vista,perto de teatros,perto de tudo.
Assim,ele me sugeriu que o esperasse na livraria Cultura,ali na Paulista.Eu sei que é até ridículo eu dizer isso,mas eu ainda não tinha ido lá.Sei que qualquer pessoa minimamente civilizada que tenha andado na Paulista tem que conhecer,mas eu ainda não tinha ido,vejam que horror.
Eu só vou dizer uma coisa:fiquei três deliciosas horas lá dentro,surtadinha às vezes,calminha no puff umas outras,mas todas elas bem felizes.
A livraria é um mar,um oceano,um sem fim de livros.São milhares,são milhares,dá uma coisa,juro.Cds,filmes,gente bonita,lugares pra sentar e ler à vontade,uma torta mousse de chocolate que tem que ser saboreada com olhos fechados,música,livros,livros.
Eu era o Jonas dentro de uma baleia irresistível,era a Mariazinha na casa de doces da bruxa,era,era,era.
No lado de fora vi o ator que faz o papel de Beny(é assim?)em Queridos Amigos.Nem pensei duas vezes;fui lá,dei uma batidinha no braço e fiz alguns elogios.Ele foi uma amor,agradeceu e eu quase pedi o fulano em casamento.
Bonitão,gentem.Um olhar de derreter as calotas polares.
Isso é que é vida:um espetáculo desse,livros e torta de chocolate.Ai,ai.

09 março 2008

clipes 4/4


Vamos terminando essa lista com um clip divertido:um tanto quanto ingênuo,brincalhão e fofo.Olha isso,eu publicando clips fofos.É o fim dos tempos.
Mas a letra é uma delícia,vamos combinar.


08 março 2008

Clipes 3/4























Ano passado falei desta música,mas ela não poderia deixar de integrar essa lista.Me lembra as HQ de Neil Gaiman,cheias de referências,flertando com a mitologia,pautada em um universo simbólico que eu adoraria traduzir.
Quem souber falar sobre o clip,onde imagens de pinturas se mesclam com histórias lendárias,fique à vontade,vou adorar ler.


04 março 2008

Clipes 2/4










Acho que se eu preciso escolher quatro clips,é impossível não escolher algo da Madonna.A mulher estava na gênese dessa linguagem e vem se reinventando ( vocês sabem que eu estou tomada pelo "espírito dos clichês" nesses tempos,sorry)sempre com sucesso. Passei a década de 80 detestanto a Madonna.Achava fútil,boba,odiava os filmes babacas( isso ainda odeio),ignorava a música. Talvez eu tenha comeado a curtir sua produção a partir desse clip.Adoro a pequena e sagaz história,adoro a música,adoro a sensualidade meio mística,essas coisas de Madonna. Atualmente,sou fã de carteirinha,acreditando piamente que é impossível falar em produção artística contemporânea,sem falar dela,que para mim representa uma forma muito idiossincrática de feminismo.

03 março 2008

Clips 1/4








Ano passado,fiz uma lista de 39 músicas que me marcaram,para comemorar meu aniversário.Aliás,devo confessar que não terminei a lista.
Esse ano será diferente,porque escolher 40 coisas,seja lá do que for,é uma tarefa pra lá de hercúlea.
Então fica combinado:uma escolha para cada década,quatro escolhas.Quatro homens bonitos,quatro filmes,quatro propagandas,quatro sei lá o quê.Vou pensando e vocês vão me aturando,combinado?
Então começo com uma linguagem que surgiu na década da minha adolescência - os estranhos anos 80 - começo mostrando clips.
O primeiro da lista é de uma música que adoro,com um clip marcado por uma sensualidade fantástica.Um amigo me disse que a música não é tão difícil de tocar na guitarra e que o sucesso é garantido.
Eu,como boa ignorante musical,sempre achei que o fulano deveria ser um expert para poder tirar esse sonzão doido,mas parece que eu estava errada.
Rob Thomnas é quase o homem mais cool do mundo,pessoas,divirtam-se.
Primeira da seleção,para vocês.

(Guga,thanks,consgui colocar o vídeo)


02 março 2008

Sister!!!

Eu tinha colocado um post antes desse,mas resolvi retirá-lo por hora.Eu estava dando uma das minhas passeadas bloguísticas e vi a Luma postando sobre ser mulher,gostar de ser mulher,esses papos bacanas. Fiquei pensando em tantos trabalhos interessantes na historiogrfia estão sendo feitos no sentido de dar mais visibilidade para a mulher dentro da História.Apesar de tantos sub-divisões(que mulher?qual mulher?),tantas divergências,porque afinal,as mulheres não são um bloco homogêneo.Seria reducionismo falar dessa forma. Pelo contrário,somos diversas,conflitantes,discordantes. Nesse caso,não me advogo o direito de falar sobre "a mulher".Vou falar sobre o universo feminino do qual faço parte,das mulheres do meu convívio. Nada me irrita mais do que ouvir frases no sentido de desqualificar a amizade feminina em prol de uma suposta maior sinceridade dentro dos círculos masculinos. Quando ouço isso - NUNCA de minhas amigas,aliás - sempre digo que essas pessoas precisam escolher melhor as pessoas de suas relações ou melhorar a si mesmas,pois sua ótica pode ser distorcida.Uma amiga professora sempre repetia que o "seu ponto de vista é o ponto onde sua vista alcança".Pois é,meus queridos. Tendo em vista que falarei das pessoas do meu convívio basicamente,afirmo e levanto a bandeira,existe uma cumplicidade entre as mulheres,uma coisa de Moiras,de bruxas,uma coisa de poder feminino que é incrível. Acho que mulher é meio bruxa e isso no sentido mais visceral,poderoso,feminino e bonito da palavra.Os que tem visual preconceituosa em relação ao termo,que me perdoem,mas não vou ficar aqui explicando não.Saia por ai afora catando outras interpretações para essa expressão que sejam diferentes da imagem da velha má com verruga no nariz. Basta pensar em quantas mulheres foram torturadas e mortas sob a acusação de bruxaria,apenas por terem um conhecimento de ervas e outros tratamentos,livrando as pessoas dos antigos médicos e seus aventais cheios de sangue (um símbolo de status,durnte muitas décadas),apresentando uma outra cultura,ameaçadora,feminina. Em termos historiográficos,como já disse aqui,a figura das mulheres está cada vez mais presente,seja para quebrar paradigmas ( sorry,mas os clichês às vezes são necessários...),seja para discutir algo visto por outro ângulo,seja para descobrir histórias não contadas. Como eu disse na Luma,me lembro da fala de um dos conselheiros de Luiz XVI,quando os portões do palácio eram balançados por uma multidão ensandecida e rebelde:"não se abre portões a revoltosos,muito menos a revoltosas". Assim,derrubando os portões,queimando soutiens,participando de greves,as mulheres conquistaram elementos impensáveis até pouco tempo. Pois é... E quem quiser,que poste também.Vamos lá,sisters.