08 fevereiro 2009

Fogo na boca














Confesso que ando tão viciadinha em pimenta, que acabo colocando em tudo, exageradamente, o que complica, porque os pratos acabam ficando com sabor parecido. Sabor de pimenta. Mas vou melhorando, meu intuito agora é aprender com quem entende do riscado, como a Fer, de quem sou fã declarada. Mas, gente,as duas coisas melhores com pimenta, na minha opinião, são arroz picante com liguiça calabreza e moqueca de peixe.
Mas ou menos assim: refogue a linguiça com cebolas e pimentões amarelos, deixe dorar, mexendo com ares de dona Flor. Pode se achar, faz parte. Se é pra cozinhar, tem que entrar no clima, certo? Eu, por exemplo, tenho que usar avental, sei lá, compoem a personagem.;0)
O arroz é refogado ali e, depois de estar bem perfumado, coloque pimenta ( pode ser dedo de moça, calabreza...escolha sua ardência favorita) e açafrão.
Não deixe secar totalmente, apague o fogo ainda com ele relativamente úmido.
Junto com uma saladinha verde, é só alegria.
A Moqueca é o prato fácil mais gostoso que conheço. Gosto de usar filés, mas se quiser fazer com postas de peixe, tá valendo.
Use uma panela de barro - depois coloco a foto da minha, lindinha, lindinha - coloque um fundo de azeite ( não costumo usar dendê, acho que pesa, opto por um bom azeite de oliva)e faça camadas alternadas com peixe - previamente temperado com limão e sal - tomates, cebolas e pimentões verdes e amarelos, em fatias grossas.
Regue com azeite, sem ser mão de vaca. Mande bala na pimenta, mas coloque dentro do que você consiga segurar a onda. Deixe em fogo baixo e quando estiver maravilhosamente cozido, regue com leite de côco e salsinha ou coentro.
Sirva com arroz branco, salada verde com tomatinho cereja.
Depois? Só correr para o abraço.

10 comentários:

  1. Eu detesto pimenta, justamente por que ela deixa tudo com gosto de ... pimenta! :)

    Tá com cabelo comprido em bonitinha?:)

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Vivien querida, fiquei com água na boca logo cedo.
    Bom neste arroaz que me pareceu delicioso, só faltou um pouquinho de cheiro verde, mas estava perfeito.
    A moqueca também, adoro.
    Agora, deixa eu te falar, que uma geléia de pimenta para comer com lombo de porco, é divina.
    Aqui, gostamos muito de pimenta, eu e o bem.
    E uso, em economizar.
    Ótimo, porque quando vc vier aqui, não preciso me preocupar em cortar a pimenta.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. ***Marcinha, notei que a pimenta melhora meu humor, vc acredita??
    Tô com cabelão....e totalmente escrava do secador...rs...beijos e saudades.;0)

    ***Aninha, bora comer pimenta!! Acho que o cheiro verde cai bem no arroz, sim.
    Mas carne de porco é fogo...eu adooooooro, mas morro de medo, porque é uma carne complicada, né?
    Mas já imaginei essa geleinha de pimenta...hummm...
    beijos.;0)

    ResponderExcluir
  4. Ei, moça!! Fiquei com água na boca!! E pensar que passei na frente daquele restaurante especializado em peixe, na alameda Campinas de Sampa, lembra? Deu saudade... agora duas vezes!! rs
    Beijo
    Márcio

    ResponderExcluir
  5. Vivinha,
    Momento,doméstica fashion(é assim que escreve???)
    Gostei...porém pimenta????Essa não é o meu forte.
    Bjs
    Mamãe

    ResponderExcluir
  6. Anônimo1:08 PM

    Vivi, eu gosto tb, mas nao exagerado. Na moqueca de peixe acho divino. Já experimentou um macarrao com frutos de mar e apimentado? É ótimo tb. Se vc gosta de frutos de mar é claro.

    Abracos

    ResponderExcluir
  7. ***Márcio, aquele restaurante é tudibão.;0)
    São Paulo é mesmo covardia, né? Tem coisa boa pra todo lado, beijocas.

    ***Mãe, totalmente momento doméstica ..ahhahahh....beijos.

    ***Geórgia, adooooro, ótima dica.
    beijinhos.

    ResponderExcluir
  8. Meu pessoal não gosta de pimenta, Vivien, como de outros temperos, são muito chatos.
    Tô gostando das tuas dicas.
    Bjim.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo1:52 PM

    Nossa! será que tanta pimenta não faz mal?
    Eu até curto um pouco, mais troquei por catchup, ponho em ovo, salada, até na pipoca..rss

    ResponderExcluir
  10. ***Rosamaria, quero continuar a mandar as coisas que cozinho, vai ter um cantinho no blog pra isso.beijos';0)

    ***Simone, tantas culturas exaregam na pimenta, sei lá...beijos.;0)

    ResponderExcluir

Queridinho, entre e fique à vontade: