16 abril 2009

Papel










Leio raramente o Estado, sempre achei terno-e-gravata demais, apesar de alguns colunistas interessantes. Em geral, prefiro a Folha. Apesar de alguns problemas, como a atual farofada em chamar a Ditadura de Ditabranda e as incoerências que sempre se vê aqui e ali.
Na Folha, geralmente me irrito com o editorial: Clóvis Rossi e Eliane Cantanhêde eu particularmente detesto. Acho que já estão com as opiniões completamente estagnadas dentro da cachola, muitas vezes só se preocupando em ser pseudo engraçadinhos e pseudo irônicos. Um saco.
Carlos Heitor Cony é um lenga lenga. E confesso que, depois de ler na Denise Arcoverde a reação dele a favor de Doca Street quando do assassinato de Angela Diniz, olha, nunca mais consegui ler o fulano.
Mas eu disse que gosto da Folha e gosto mesmo. Em geral gosto dos textos, acho a parte cultural muito boa e sou adepta ao tom didático-com-planilhas-e-explicações que eles tem, acho que efetivamente torna o texto mais claro.
Leio o Correio Popular também. É um jornal regional, que abrange a Região Municipal de Campinas, é um jornal redondinho, interessante, com gente interessante produzindo.
Tem chatos, mas onde não tem chatos?
Gosto, em especial do Bruno Ribeiro e de um jovem jornalista chamado OrFabiano Ormaneze. O primeiro tem uma coluna sobre cultura e faz entrevistas sempre muito interessantes, o segundo é francamente influenciado pelo New journalism e tem o dom de encontrar matérias que atraem a atenção de todos. Há alguns dias escreveu sobre um vídeo game cujo objetivo era estuprar um grande número de meninas e obrigá-las a abortar, de forma violenta.
O cara promete, acho que ainda vai produzir muita coisa boa.
Quanto a revistas, sem dúvida, prefiro a Época. É de longe a mais plugada em mídias digitais, tem os textos nerds mais bacanas e tem a Ruth de Aquino, de quem sou fâ incondicional. A mulher é porreta, articulada ao extremo, texto perfeito, jornalista de primeira linha. Uma vez foi até engraçado, eu estava lendo uma reportagem sobre China e estava show de bola, transitando pela antropologia, bem costurada, ótima. Mas não tinha reparado quem havia escrito, quando fui ver isso, vi que era de Ruth de Aquino e pensei imediatamente: "ah, só podia ser". Acho que pensamentos assim ratificam a qualidade da editora/colunista.
E você...o que tem lido?

8 comentários:

  1. Olá querida Vivien!!!
    Espero que vc esteja melhor. Um beijinho no seu pezinho para ele sarar, tá bom?!
    Quanto a minha leitura, eu estou numa campanha contra a Folha, aliás não tenho mais lido a mídia impressa, só internet. Ando lendo alguns blogs muito bons como o do Azenha, do Rodrigo Viana, do Nassif, do PHAmorim e por aí vai.... e claro, o seu que é de longe o mais legal!!!
    Um abraço bem apertado e cheio de saudade,
    Mara Goes

    ResponderExcluir
  2. Anônimo4:34 PM

    Hehehehe você vai me bater quando souber que eu tenho o Estadão como minha página inicial. Mas veja bem, pra compensar, tem o blog do Marcelo Rubens Paiva e do Antônio Prata, então tenho certeza que agora estou absolvida :)

    Mas também adoro o Guia da Folha que vejo toda sexta-feira impresso e gosto muito também do caderno ilustrada deles.

    Tá melhorzinha, tá?

    Beijos

    Marcia Kawabe

    ResponderExcluir
  3. *** Mara, acho que as o~pções por blogs são realmente muito boas, penso que realmente o papel tem seus dias contados...rs
    Mas ainda o leio.;0)
    Estou melhor, obrigada. E vamos combinar nosso japa, ok?

    ***Márcia, adoro o Antonio Prata...aquele texto "Meio intelectual, meio de esquerda" é uma das melhores coisas que já li na net.
    Mas então vc gosta do Estado, heim? Tudo bem...rs
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo3:48 PM

    Não diga que o "papel está com seus dias contados" senão perco meu emprego :)

    Acabei de ver que vai ter um Festival de Literatura aí pra suas bandas, então faça o favor de alugar uma cadeira de rodas pra ir :)

    beijos

    ps. esse comentador tá muito chato ...

    ResponderExcluir
  5. Realmente a folha sempre foi um bom jornal. Pena que virou o pelego que virou.
    Mas sempre se salva alguma coisa.
    Um beijo e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  6. ***Anônimo, aproveite enquanto pode, porque algumas profissões tem seus dias contados...rs...a minha é uma delas, aliás.;0)
    Vou ao FIL sim, andando!;0)
    Beijos.

    ***Aninha, a Folha realmente decepcionou nos últimos tempos, foi uma vergonha...mas ainda assim, tem coisas boas. Ainda opto por ela.;0)
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Vivien, quando eu morava em Sampa, eu costumava ler muito a Folha. Também nunca me simpatizei com o Estadão. Ele sempre teve um histórico de comprometimentos com os governos. Parece um Diário Oficial. Hj não tenho muita preferência, confesso que vou pela matéria de capa.
    ótimo domingo
    ótima semana
    bj

    ResponderExcluir
  8. ***Julio, concordo com vc, e agora, o que vc tem lido por aí?
    Beijos.

    ResponderExcluir

Queridinho, entre e fique à vontade: