01 abril 2010

Novela : lado A e lado B



Eu vejo novela e gosto: só colocam porcaria no ar porque querem, afinal, existem autores de talendo e atores fantásticos.
O caso é que seriar uma história não faz dela, necessariamente, uma má história. Mas como já contei aqui, conversando com um amigo que hoje é roteirista da Globo, ouvi algo mais ou menos assim; "Temos que escrever porcaria, porque nivelamos por baixo, competimos com porcaria...". Triste, heim?
Mas o fato é que assisto. E sempre achei que comunicação de massa TEM que ser discutido, dada o seu poder, a sua inserção social.
Vamulá.
No caso da atual novela das oito, Viver a Vida, tenho alguns pitacos a dar:

* Atuação magistral de Aline Moraes e Lilian Cabral, que conseguem se superar a cada trabalho.

* Mateus Solano arrasando na pele dos gêmeos. Além de um ator de primeira, um fofo, uma coisa.

* Fotografia deliciosa, já vale a novela.

* Bárbara Paz arrasando como anoréxica bebum: além de uma atuação brilhante, um tema complexo e importante que massacra jovens brasileiras.

* Todas as informações sobre acessibilidade dadas na novela, sem papo com cara de sermão barato, estão imbuídas na história de forma inteligente.


Mas eu quero é falar do lado B:

* Sei que infidelidade é comum, rola e tal. Mas nessa novela, TOOODOS são infiéis sistematicamente. Em uma festa, o namorado flerta com uma louca qualquer, nas fuças na namoradinha jovem. Em outra, o marido dá cantada em uma desconhecida, enquanto a mulher enche a cara. A mesma mulher que, entediada de sua vida vazia, tem um grande dilema : trair ou não trair. Fato que é motivo de piadas da amiga.
A amiga da personagem principal, observando a primeira crise do casamento desta, diz:

- Relacionamento é como cristal, partiu, não tem jeito. Joga fora e compra outro.

Juro em cima do pc que ouvi essa pérola.
Vamos comprar, gente, é promoção. Ainda que a infidelidade exista, que as crises existam e que casamentos acabem, essas interpretações levianas são um saco.
Fica tudo sendo a mesma coisa: artigo que pode ser comprado.
Aí é a prima que avança no quase-caso da outra prima, a prima que dá corda pro marido da casada corna( aqueeeela que divide a vida entre academia e ...academia).



* o personagem do José Mayer merece um tópico só pra ele: é o protótipo do tio sukita em sua pior versão. O autor teve a infelicidade de criar cenas em que ele agride Dora - uma personagem dúbia e estranha - e a despeito disso, é recebido por ela em um arremedo de amor-ódio que não cola.
Quando ela diz que vai trabalhar na casa, ele retruca, com vozinha rouca ( péssimo):
- Vai trabalhar aqui...tem que fazer o serviço todo.
Quase vomitei, povo.
O autor acha meeeeesmo isso erótico? Onde? Em novela mexicana ou peça de circo do interior?


* Trabalho infantil me assusta, já comentei aqui, já coloquei a Beth Davis aterrorizando o público em O que Terá acontecido a Baby Jane? Porque efetivamente acho um risco expor crianças ao universo do trabalho, ao universo da ficção e todas as suas neuras.
Aquela menininha é uma fofa, mas eu penso nos astros mirins norte americanos, todos surtados e tenho pena da garota.


Esses são alguns dos pontos que me chamam a atenção na novela. Pena, né? Com tanta gente talentosa, eles ainda escolhem o Manoel Carlos do Leblon e suas velhas histórias repetidas.

6 comentários:

  1. Vivinha
    D’accord.
    Vc colocou muito bem, os lados A e B da novela.
    Estou completamente de acordo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. ***Mãe, o mais frustrante é ver que a baixa qualidade é proposital.
    beijos.

    ResponderExcluir
  3. Concordo em tudo- me incomoda esta modernidade de gente se traindo de forma tão desrespeitosa. É moderno isto? p mim soa a decadência braba, né?
    JMayer, coitado- comentei hj no twitter- ontem no banho ele estava tão pouco à vontade q nos constrange- por que não fizeram um personagem melhor p ele- é a caricaturado rico, babão q quer comprar todo mundo.
    E aquela moça-'Alice', deusmeu! me dá nauseas(tem acento?). Passa o tempo suspirando sofrega, faz favor.
    Tb acho q estão, alguns, excelentes no papel, mas os personagens são ... sei lá. A 'Dora' me irrita- ontem a troca de farpas entre os dois foi tão vulgar, tão baixa. Ok, é a personagem, mas começou melhor, depois descambou.
    Tb vejo e fico assim, pensando porque não aproveitam melhor o tempo nobre.
    Agora a prima vai paquerar o paquerada outra.
    Pobreza...
    bjs Laura

    ResponderExcluir
  4. ***Laura, concordo com vc. A interpretação da vida de uma mulher que prega a liberdade feminina parece um ser em eterno cio, como vc disse muito bem..."suspirando sôfrega"...hahah
    Acho que a questão é ter um produto consumido por tantos e que PODERIA SER ÓTIMO, porque os caras fazem coisas incríveis quando querem..., ser essa colcha de retalhos sem nexo e sem ética.

    beijos.

    ResponderExcluir
  5. Assisto pouca tv e não assisto novela. Não assistia no Brasil, mas algumas mini-séries eram dignas de qualquer país civilizado. Pecado que a Globo continua exportando novela e não investe na comercialização das mini-séries. Faria muito mais sucesso.

    ResponderExcluir
  6. ***Allan, pois é...eu fico abismada com a cultura do pior possível ou "vale qualquer coisa".
    beijocas.

    ResponderExcluir

Queridinho, entre e fique à vontade: