18 maio 2010

Ludoteca


















Esse projeto está sendo gostoso de montar: uma ludoteca para a escola é sempre uma boa pedida. Atualmente, as sextas estão montando seus jogos, cujo tema é um diálogo entre a idade média e idade contemporânea.
Acho que a tendência é tentar adaptar coisas que gostamos para o universo da aprendizagem, e poucas coisas, na minha opinião, são tão divertidas quanto um bom jogo de tabuleiro. A próxima vez será das quintas: jogos sobre incas, maias e astecas.
Deixo aqui alguns flagras dos meus anjinhos.

9 comentários:

  1. Vivien, fiquei super curiosa.Como assim montando jogos? Já fiz um projeto com a quinta série para montar um jogo de tabuleiro sobre o Egito e foi super legal.
    Como são esses jogos?
    Estou morrendo de curiosidades.
    bjs
    Cecy

    ResponderExcluir
  2. ***Cecy, eu já fiz isso algumas vezes: definimos um tema e planejamos jogos de tabuleiro sobre esse tema. As regras devem ser criadas por eles, mas podem se basear em jogos existentes, como war, imagem & ação, master....as perguntas sobre o tema deve ser feitas, mas os objetivos, regras, coisa e tal...feito por eles.
    Isso fica armazenado na biblioteca e pode ser usado em outras turmas e outros anos.;0)

    ResponderExcluir
  3. Anônimo11:01 AM

    Vivien, sou um aluno seu, e queria saber como foi q a 6º série fez esses projetos,quanto tempo durou, e coisa ital.

    ResponderExcluir
  4. ***Aluno anônimo ( assine na próxima, quero saber quem vc é!;0)
    A sexta série vai produzir jogos para nossa ludoteca: esses foram jogos de tabuleiro e foram usadas cerca de quatro aulas - o resto foi feito em casa.
    As regras eram livres, no entanto, deviam conter perguntas e tinham de ser criativas e interessantes. Cada jogo tem cerca de 60 perguntas, mas pode ser alimentado com outras perguntas - de outros temas - ainda no mesmo tabuleiro.
    A proposta é reunir uma boa quantidade de jogos para serem usados nas aulas.;0)
    beijos.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo11:27 AM

    Olá Vivien, o tema central era Idade-Média, mas quais são essas tais perguntas?E como poden surgir?

    Beijos do seu aluno
    ANÔNIMO

    ResponderExcluir
  6. ***Meu aluno ( onde está seu nome??), o tema central pode ser o que estiver sendo estudado: segunda guerra, cruzadas, astecas...

    As perguntas são elaboradas pelos alunos - cada um elabora algumas para seu próprio jogo - através de pesquisas e aulas.;0)

    beijos.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo3:03 PM

    Vivien, voce (meu acento circuflexo, esta com problema.)disse de outras perguntas surgindo, mas como elas surgem?São sempre relacionados ao tema?

    Beijos
    ANONIMO

    ResponderExcluir
  8. Anônimo12:11 PM

    Vivien!!!
    Você disse sobre as perguntas que ajudam no jogo,
    mas não são as que os alunos fizeram para o jogo.
    Como elas surgem?

    Beijos
    ANONIMO

    (se ja matou a charada com o bilhetinho, que eu colequei na sacola, me responda por e-mail)

    ResponderExcluir
  9. ****Anônimo, oie!
    Os alunos criam as perguntas através de pesquisas, as perguntas são usadas no jogo, no estilo "master", um jogo de perguntas/respostas...porém, com outras regras.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Queridinho, entre e fique à vontade: